O primeiro termômetro foi inventado por Galileu em 1602. Tratava-se de um termoscópio, cujo funcionamento era baseado no princípio da dilatação das substâncias de acordo com a temperatura, princípio que continua a ser usado até os dias de hoje como base para fabricação de alguns desses instrumentos.
Baseado no termoscópio de Galileu, em 1637 o médico francês Jean Rey construiu o primeiro termômetro de líquido, semelhante aos que são usados hoje. Depois, o Duque de Toscana, Fernando II, contribuiu inventando outro termômetro, parecido com o de Rey, que era capaz de medir temperaturas inferiores ao ponto de solidificação da água. Vários cientistas, como Torricelli (1672), se dedicaram à construção de termômetros, todos baseados na dilatação de líquidos e gases.
Atualmente, graças à evolução da tecnologia, podemos dispor de termômetros mais modernos e sofisticados, baseados em outras propriedades como volume, pressão, resistência elétrica, diferença de potencial, cristais líquidos, etc.
O termômetro digital portátil TE-500 da Instrutherm é um exemplo dos benefícios da evolução tecnológica na fabricação desse tipo de instrumentos: funcionando a partir de sensores precisos de temperatura, opera na faixa entre -50 a 300°C, e pode ser regulado para medir em °C ou °F. O TE-500 é totalmente à prova d’água e possui função hold (congela as leituras), além de contar com desligamento automático. O protetor da haste vem com clipe para bolso, o que torna seu uso muito prático, estando sempre à mão.
O modelo TE-500 é um modelo de termômetro tipo espeto, ou seja, faz a medição de temperaturas por contato, e é extremamente útil para a indústria de alimentos, restaurantes, frigoríficos e supermercados. O termômetro é um equipamento simples, porém essencial para as atividades de diferentes profissionais nos mais diversos segmentos de atuação.
Instrutherm
Telefone: 11 2144-2800
E-mail: [email protected]
Redes sociais:
Instagram
Facebook
YouTube
Linkedin
Twitter